Nossa Senhora da Providência

  • Educação
  • Pedagogia Guanelliana

Educação

Pedagogia Guanelliana

 

As Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência de origem italiana, fundadas por São Luís Guanella, vieram para o Brasil em 1960 estabelecendo em Santa Maria – RS compram um terreno na cidade, e constroem o prédio. Em 08 de novembro de 1962, instituem-se legalmente como Sociedade Civil Filhas de Santa Maria da Providência com estatuto e registros civis como Instituição filantrópica, de caráter beneficente, assistencial, educacional e cultural. Possuindo registro de Utilidade Pública Municipal e Estadual em 1966 e Federal em 1970. A Instituição iniciou em 08 de abril de 1965 suas atividades com internato e Escola.

Somos uma Instituição caracterizada por uma comunidade educativa que atua com espírito de liberdade, respeito e caridade responsáveis, aberta ao diálogo, mediante a participação de todos os membros no pluralismo, nos dons e na originalidade de cada um.

A Escola Providência está em parceria com a Rede Católica de Educação, uma inovadora e ousada proposta de Educação Integral e Excelência acadêmica, assim se configura a Rede Católica de Educação, uma das maiores redes de ensino do país, presente em todo o território nacional, associado a tradição da Escola Católica com o que existe de mais inovador em educação.

 

CARISMA GUANELLIANO

            Revelar ao mundo o Amor Providente e Misericordioso de Deus Pai, num clima de família, promovendo de forma integral a pessoa, particularmente, as mais desprovidas, aplicando a pedagogia do amor.

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS GUANELLIANOS

  • Preocupação com a dignidade e promoção da pessoa humana;
  • Relação amistosa de ajuda e autoconfiança;
  • Prevenção e afeto;
  • Competência e excelência no educar.

Proposta Educativa inspirada nos ideais de São Luís Guanella

“O Educador deve ter braço de ferro e mão de veludo, deve ter cabeça e coração, cabeça para saber o que ensinar e coração para saber o como ensinar”

- A Educação Guanelliana tem como enfoque principal a formação integral da pessoa humana. Para isso, promove a maximização de habilidades e competências, ministra um ensino de qualidade, trabalha em e para a unidade, atendendo à diversidade e possibilita o exercício da autonomia.

- Como Instituição Católica que é, acolhe os educandos sem distinção de credo, raça e qualquer discriminação social. Tem sempre presente a seriedade na construção do conhecimento, o amor que se faz presença, a firmeza na vivência dos calores humanos e cristãos e qualidade a serviço da educação.